Wednesday, January 9, 2013

Skin Care 101



Como devem ter reparado pelo título e pela ilustração, neste post quero falar-vos de cuidados de pele mas numa perspectiva genérica. Tinha pensado em mostrar-vos a minha rotina diária mas não sei se estão interessadas(os) , se estiverem digam-me nos comentários! =P

Quem não quer uma pele perfeita?! Ainda não descobri ninguém que não queira! Por isso vim partilhar convosco os meus pensamentos sobre o assunto. Criei a ilustração acima para que não ficasse muito enfadonho o post! ahah eu sou perita nisso! 

Penso que é do conhecimento de todas(os) os 3 primeiros passos, limpar - tonificar - hidratar. No entanto é importante referir que existem outros cuidados que podemos ter que fazem muita diferença no aspecto da nossa pele, como é o caso de esfoliar, usar tratamentos ou serums para problemas específicos (poros dilatados, anti-idade, vermelhidão, etc.) e protecção solar.

Muitos sites de empresas de produtos de cuidados de pele permitem fazer um diagnóstico online para determinar qual o tipo de pele e quais os produtos indicados para as especificações da pele. O 1º passo para resolver um problema é saber o que é. =P


Vamos então ao porquê de cada passo!

  • Porquê limpar?
É extremamente importante limpar a pele todos os dias para que não exista obstrução dos poros. Ao limpar a pele está-se a eliminar toda a sujidade que fica alojada na pele devido à poluição e aos óleos naturais da pele. O facto dos poros estarem obstruídos faz com a pele não absorva os tratamentos da devida forma, logo é estar a desperdiçar recursos! =P  
  • Porquê esfoliar?
O processo de esfoliação possibilita uma limpeza mais profunda da pele, pode optar-se por efectuar uma esfoliação ligeira diária ou por uma esfoliação mais profunda semanal. A esfoliação tem o objectivo de eliminar o excesso de células mortas e toxinas que existem à superfície da pele, o que lhe confere um ar mais desperto e jovial. A não remoção das células mortas e toxinas poderá dar origem a acne e pontos negros.  
  • Porquê tonificar?
A utilização de um bom tónico numa rotina de cuidados de pele tem o objectivo de remover possíveis vestígios de maquilhagem e óleos que existam na pele ao mesmo tempo que refinam os poros e ajudam na uniformização do tom de pele. Deve ainda acalmar e restaurar o equilíbrio do pH natural da pele.
  • Porquê hidratar?
Um bom hidratante irá conferir à pele os nutrientes e vitaminas que a pele necessita para ficar com um aspecto suave e radiante. 
  • Porquê usar tratamentos extra?
Por tratamentos extra eu considero serum (tratamentos concentrados), creme para os olhos, máscaras, etc. Estes tratamentos são no fundo aqueles que maior diferença farão no aspecto geral da pele pois são específicos às necessidades de cada um. 
  • Porquê protecção solar? 
Todas(os) sabemos o impacto que o efeito solar tem na pele, fica bonitinho andar morena mas daqui a uns anos já não vai ser tão bonito! =P É muito importante usar protector solar o ano todo e não apenas no verão, o meu truque é usar produtos com factor de protecção solar para que não tenha mais um passo, mais um produto. 


.. e c'est finit! ahah Eu sei que o post foi longo mas eu acho que vale a pena e eu gostei muito de o escrever! =P 


O que acharam do post? Escapou-me alguma coisa? 

11 comments:

  1. Eu sou tão preguiçosa com a pele :S

    http://semjeitonenhum.blogspot.pt

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ahah eu também, por isso é que tenho de fazer um esforço extra para que seja uma rotina. =P Eu acho que vale a pena o esforço, nota-se logo a diferença! =D
      beijinho*

      Delete
  2. Um bom post para ajudar a cuidar da pele ;) Bjinhos***

    ReplyDelete
  3. Eu sou muito preguiçosa quando é para cuidar da pele mas todos os dias cuido dela e tento não perder a rotina que tenho para ela se ir mantendo saudável dentro dos possíveis.

    Acho que devias mesmo mostrar a tua rotina diária.

    bjs
    http://mysecretsofbeauty19.blogspot.pt/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Isso é que é preciso! Há que combater a preguicite! =D
      beijinho*

      Delete
  4. Sem dúvida que tudo que referiste é deveras essencial a ter uma pele linda e maravilhosa, todos os dias...o problema é que entra aí a preguiça e nem sempre se pode fazer os tais tratamentos extras xDD
    Nova resolução de ano novo, dar cabo da preguiça maldita :P

    bjinho

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ahah a mim parece-me muito bem! =P Acho que no fundo é uma questão de perspectiva porque se for algo que até achas engraçado, pode ser divertido então fica mais fácil de não ter preguiça. =D
      beijinho*

      Delete
  5. Adorei o post querida, está muito completo!
    Boas dicas! =D

    Beijinhos,
    http://touchofpurple.blogspot.com/

    ReplyDelete
  6. Muito interessante este post!
    Eu sigo sempre à risca os meus cuidados diários com a pele. Já houve o tempo que me dava preguiça, mas agora já se tornou rotina e nunca falha :)
    Gostava muito de saber qual é a tua rotina diária :)
    Beijinhos*

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada! É isso mesmo, há que dar cabo da preguiça! =D
      beijinho*

      Delete

Espero que tenham gostado do conteúdo e que voltem!
Todos os comentários serão respondidos no mesmo post.

Obrigada pela visita! =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...