Saturday, November 17, 2012

DIY: Quick & Easy Lip Scrub

Olá olá!

Não sei quanto a vocês mas com este frio que tem estado os meus lábios estão numa lástima! O frio e a desidratação são os grandes factores que nos fazem ficar com os lábios secos e com peles, o que não é nada bonito! =/ 

Hoje venho mostrar-vos como fazer um exfoliante para lábios! =D O bálsamo fica para outro dia! ;) 


 Os ingredientes que usei são muito básicos, naturais mas muito benefícios para a pele. Aqui estão eles:
  • 1 colher de sopa de açúcar branco
  • 1 colher de sobremesa de mel
  • 1 colher de café de óleo de amêndoas doces


Este exfoliante deixa os lábios macios e ajuda na circulação do sangue para que a pele possa recuperar dos estragos do frio, ajudando também na remoção das células mortas e na hidratação dos lábios. Outro aspecto que eu adorei é o cheirinho bom com que fica por causa do mel! =D 


Agora o porquê destes ingredientes:

» Porquê usar açúcar?
  • O açúcar é rico em ácido glicólico. Este é o menor dos alph-hidroxi ácidos, muito usados na indústria cosmética e dermatológica. 
  • O ácido glicólico é normalmente utilizado para melhorar a aparência e textura da pele, reduzindo rugas, cicatrizes de acne e hiperpigmentação. Uma vez aplicado, o ácido glicólico reage com a camada superior da epiderme, permitindo a remoção das células mortas o que faz transparecer a camada de pele subjacente. 

» Porquê usar mel?
  • O mel é um antioxidante e umectante natural que hidrata, suaviza e confere um aspecto radiante à pele. O mel tem também propriedades anti bacterianas o que ajuda a combater infecções da pele.   

» Porquê usar óleo de amêndoas doces?
  • O óleo de amêndoas doces é rico em vitamina E e é um óptimo antioxidante. Este óleo tem propriedades anti inflamatórias que ajudam a combater problemas de pele e protegem contra problemas futuros. 
  • O óleo de amêndoas doces é também um óptimo emoliente e hidratante que ajuda a nutrir e a suavizar a pele. 
  • Este tipo de óleo é normalmente usado para tratar pele muito seca e com sintomas de comichão, dor ou queimaduras.  


Neste diy eu utilizei açúcar branco porque era o que tinha em casa, mas podem usar açúcar amarelo ou castanho caso tenham a pele sensível. O açúcar branco tem cristais maiores, o que permite uma maior mas também mais agressiva exfoliação. Caso só tenham açúcar branco podem sempre aquecer a mistura no microondas de forma a dissolver um pouco o açúcar sem que se dissolva na totalidade. 

Sugestões: 
  • Podem utilizar colorantes para dar uma pigmentação ao produto, desde que sejam seguros para colocar nos lábios (talvez colorantes culinários). Eu preferi manter o mais natural possível.
  • Podem usar qualquer combinação de ingredientes, a ideia base é sempre a mesma. É 100% personalizável. =D

E vocês costumam fazer o vosso exfoliante para lábios ou vão experimentar? É divertido e muito rápido de fazer!! =P

Aviso:  Quem tiver alergia a nozes ou amêndoas não deve usar óleo de amêndoas doces, tem como alternativas azeite ou qualquer outro óleo. O exfoliante também pode ser constituído apenas por açúcar e mel.

4 comments:

  1. Obrigada Isaa, fico muito contente! =D

    ReplyDelete
  2. Adorei o post! :D
    Eu também faço esse esfoliante labial, mas nunca meti o óleo de amêndoas doces. Vou começar a acrescentar esse ingrediente :)
    Costumas fazer o esfoliante em grande quantidade? Como o conservas?
    Beijinhos*

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada!! =D
      Costumo fazer em pouca quantidade, na foto não parece mas o frasquinho é pequeno. É tão rápido de fazer que não vejo a necessidade de armazenar muito produto.
      Agora que é inverno não costumo refrigerar porque o mel fica mais rijo e torna a aplicação pior, mas no verão talvez seja boa ideia guardar no frigorífico. =P
      beijinho*

      Delete
    2. Realmente na foto o frasquito parece grande xD
      Obrigada pela resposta! :)
      Beijinhos*

      Delete

Espero que tenham gostado do conteúdo e que voltem!
Todos os comentários serão respondidos no mesmo post.

Obrigada pela visita! =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...